segunda-feira, 18 de outubro de 2010

EMPREGO DA PALAVRA MESMO



1. Acompanhando um substantivo ou pronome, como palavra de realce, com estes deve concordar: Os meninos mesmos faziam os seus brinquedos. / As mães mesmas ensinavam os filhos a ler. / Eles mesmos constroem as suas casas. / Elas mesmas organizaram a festa. / Os filhos conseguiram emprego por si mesmos. / Elas se esqueceram de si mesmas para ajudar os pobres. / As mulheres levaram os filhos consigo mesmas. / Foi  contra você mesma, Eunice, que ele falou./ A criatura humana,  por si mesma, é impotente diante do mal. / "A obra devia conter em si mesma a resposta a quaisquer objeções." (C. Drummond de Andrade)

    Neste caso, mesmo é sinônimo de próprio: Os próprios meninos faziam os seus brinquedos. / As próprias mães ensinavam os filhos a ler.

2. Permanece invariável quando equivale a:

a)     até: Eles chegaram mesmo a incendiar o ônibus.
b)     realmente, de fato: A casa está mesmo abandonada. / Os dois acusados são mesmo criminosos.

3. Evite-se empregar mesmo como substituto de um pronome, em frases do tipo: Não suiportando mais a dor, procurei o dentista, mas o mesmo tinha viajado. / Não dê carona a pessoas desconhecidas, porque as mesmas podem ser assaltantes. / Os donos dos armazéns se obrigaram a estocar e manter os cereais em bom estado, mas os mesmos não respeitaram o contrato. / O pescador salvou o náufrago e ainda ofereceu ao mesmo a sua cabana.

    No primeiro exemplo, fica melhor: mas ele tinha viajado. No segundo, pode-se dispensar as mesmas ou substituir a expressão por elas. No terceiro, substitua-se os mesmos por eles. No exemplo final, troque-se ao mesmo pelo pronome lhe : e ainda lhe ofereceu a sua cabana.

4. Há casos mais difíceis, como nesta frase: "Esse cidadão, sem qualquer capacidade técnica nem conhecimento do local, vem propondo projetos absurdos para a utilização do parque Monte Azul, enquanto que nossa associação encomendou o estudo científico do mesmo a uma entidade de prestígio internacional". Aqui, a solução é substituir do mesmo por uma expressão sinônima: dessa área arborizada, ou outra equivalente.

Nenhum comentário: